quinta-feira, 21 de junho de 2012

World Bike Tour e a homenagem a António Pinto de Sousa.


Em breve colocarei algumas fotos e mais detalhes do seminário de hoje. Aproveito também para comentar que a homenagem ao António Pinto de Sousa foi bastante sentida e emotiva e corrigir um detalhe importante que li em alguns meios: O António Pinto de Sousa foi transplantado por uma fibrose pulmonar e não por uma fibrose quistica. 
Ambas as doenças fazem parte das DPOC (doenças pulmonares obstrutivas crónicas).
A fibrose pulmonar pode surgir ao longo da vida motivada por vários factores e obriga numa fase terminal da doença ao transplante de 1 pulmão (excepto em casos especiais) enquanto que a fibrose quistica é uma doença genética degenerativa e obriga ao transplante dos 2 pulmões.
Quando conheci o António Pinto de Sousa já ele tinha sido enviado para o Hospital Juan Canalejo na Coruña através do Hospital de Santa Maria em Lisboa.
O António já ia em coma e foram accionados todos os meios de alerta para encontrarem um pulmão compatível para o António. 
Foi um milagre! O órgão foi encontrado e o António foi salvo. Infelizmente não foi possível usufruir muito tempo da sua sempre alegre companhia pois em Agosto de 2011 o António faleceu por complicações associadas a uma rejeição e à sua doença de base.
Hoje a sua presença foi sentida entre todos os presentes no VIII Seminário World Bike Tour Lisboa 2012 – dedicado ao Desporto, Saúde e Acão Social.

Para mim foi uma oportunidade de falar sobre a Fibrose Quistica e os benefícios da fisioterapia em todo o processo pré e pós transplante e de relembrar bons momentos passados com o António Pinto Sousa.
Obrigada pelo convite à organização do World Bike Tour,
Sandra Campos

21 de Junho de 2012

VIII SEMINÁRIO INTERNACIONAL WORLD BIKE TOUR LISBOA 2012


Durante a tarde de hoje realizou-se o VIII Seminário Internacional World Bike Tour – Desporto, Saúde e Acão Social.

O auditório do Instituto Português do Desporto e da Juventude, recebeu hoje a partir das 14h30 o VIII Seminário World Bike Tour Lisboa 2012 – Desporto, Saúde e Acão Social.
Este seminário contou com a presença de diversas personalidades relevantes de diferentes áreas, que alertaram para a importância de gerar hábitos de vida saudáveis, incentivando a prática desportiva para todos e sensibilizaram para o uso da bicicleta como meio de transporte não poluente, amigo do meio ambiente.
A mesa de honra do Seminário contou com a presença do presidente do World Bike Tour, Diamantino Nunes; Dr. João Goulão Diretor do SICAD, e o Coordenador do PNED Dr. José Lima.
Entre outras participações podemos referir a do Professor Gentil Martins, médico e atleta olímpico; Dr. Luís Horta Diretor da ADOP; José Carlos Lima do Plano Nacional de Ética Desportiva; e da atleta Susana Feitor entre outros.
Durante a tarde houve ainda tempo para mais intervenções de outros convidados que alertaram para a importância das pessoas não levarem uma vida sedentária, tentando melhorar a sua qualidade de vida através do desporto.

'Bike Tour' regressa a Lisboa apesar de grandes dificuldades económicas

Diamantino Nunes, organizador, alerta para falta de patrocínios no 'Bike Tour'
Iniciativa custa mais de um milhão de euros 

A sétima edição do evento volta dia 24 à Ponte Vasco da Gama debaixo de grandes dificuldades económicas, com a organização a admitir suspender a prova em 2013 se a situação se mantiver.

"É a primeira vez que estamos nesta situação. Se [a crise] se mantiver como está, para o ano não fazemos o 'Bike Tour'", disse à Lusa Diamantino Nunes presidente da comissão organizadora no final da apresentação pública do evento.
Afirmando que o evento em Lisboa tem custos na ordem de mais de um milhão de euros, o organizador queixou-se da falta de patrocinadores e, sobretudo, da falta de resposta de muitas empresas.
Por causa das dificuldades financeiras, a edição no Porto está em risco de não se realizar já este ano. "Estamos a fazer tudo por tudo para que o evento se faça, mas não temos capacidades, a não ser que entidades que faltam confirmar deem uma resposta positiva", disse Diamantino Lopes. "Estamos à espera de respostas, mas não está a ser fácil", acrescentou.
Em Lisboa, o evento só se organiza porque é financiado "em grande parte" pela comissão organizadora. A sétima edição do 'Bike Tour' Lisboa arrancou hoje oficialmente com a apresentação do evento, que tem várias iniciativas.
Na quarta-feira abre a feira 'World Bike Tour' na sala Tejo do Pavilhão Atlântico e nos dois dias seguintes decorre um seminário internacional que irá abordar os temas "Saúde, Desporto e Acção Social".
No sábado é a vez do "'World Bike Tour' pela Inclusão", uma iniciativa que conta com a participação de algumas figuras públicas e que consta em fazer o trajeto entre a Praça do Comércio e o Parque das Nações de vendas nos olhos e de cadeira de rodas ou de bengala.
O evento termina domingo com seis mil ciclistas a fazerem a travessia da Ponte Vasco da Gama.
Tal como nos anos anteriores, será oferecido aos participantes o kit da prova: capacete, mochila e a bicicleta.




Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

SIC - DIA MUNDIAL DO NÃO FUMADOR - Testemunho Sandra Campos (Transplantada Pulmonar por FQ)

TV GALIZIA - Testemunho de Sandra Campos

agalega.info - Videos das noticias dos informativos da TVG

SIC - "Programa Companhia das Manhãs" - 14.10.2009

SIC - Fátima Lopes - Entrevista com Sandra Campos e Célia - Junho 2009 (2/2)

SIC - Fatima Lopes - Entrevista com Sandra Camps e Célia - Junho 2009 (1/2)

TVI- Jornal Nacional - Caso chocante de Açoriano que espera Transplante Pulmonar - 2008

SIC - Fátima Lopes Ago.2008 (2/2)

SIC - Fátima Lopes Ago.2008 (1/2)

TV Ciência - Testemunho de Vida - A F.Q e o Transplante Pulmonar



Obrigada a toda a equipa da TV Ciência pela oportunidade de divulgar esta doença rara chamada Fibrose Quistica. Não se falou nos Transplantes Pulmonares mas gostaria de deixar aqui a esperança para todos os que sofrem desta doença que o Transplante Pulmonar pode ser a única salvação numa fase muito avançada e terminal da F.Q.

SIC - Grande Reportagem Fev. 2007 (6/6)

SIC - Grande Reportagem - Fev. 2007 (5/6)

SIC - Grande Reportagem Fev.2007 (4/6)

SIC - Grande Reportagem - Fev.2007 (3/6)

SIC - Grande Reportagem Fev. 2007 (2/6)

SIC - Grande Reportagem Fev 2007 (1/6)

2005 - Sandra Campos - TV Localia (Depois do Transplante) (2/2)

2005 - Sandra Campos - TV Localia - La Corunha (Depois do Transplante) (1/2)

2005 - Sandra Campos - TV Localia La Coruña (antes do Transplante Pulmonar) 2/2

2005 - Sandra Campos - TV Localia La Coruña (antes do Transplante Pulmonar) (1/2)

Preparação para a Grande Reportagem SIC - Fev. 2007

Preparação para a Grande Reportagem SIC - Fev. 2007
Jornalista Susana André e Reporter de Imagem Vitor Quental

Preparação para a Grande Reportagem da Sic - Fev.2007

Preparação para a Grande Reportagem da Sic - Fev.2007
Reporter de Imagem Vitor Quental

La Corunha - Hospital Juan Canalejo

La Corunha - Hospital Juan Canalejo
Hotel de Pacientes - Vários Portugueses salvos por um Transplante Pulmonar

Uma vida é pouco para mim

Uma vida é pouco para mim
O meu lema de vida - Dia do meu Transplante Pulmonar